Por vezes, por muito que seja o cansaço, o sono falta e não é possível dormir. Descubra como a sua prática de Reiki o pode ajudar a ter noites mais tranquilas.

As causas da dificuldade em dormir ou de sono agitado são muitas, e em casos recorrentes ou mais graves devem ser devidamente avaliadas e acompanhadas por um especialista.

No entanto, quando não existe uma causa clínica ou se simplesmente está a passar por uma fase de maior ansiedade ou preocupação, pode recorrer à sua prática de Reiki para optimizar a qualidade do seu sono.

Eis alguns passos simples que pode experimentar:

1. Crie o refúgio perfeito

O quarto deve ser o seu porto seguro. Crie, aos poucos, um ambiente harmonioso, confortável e propício ao descanso, com cores suaves, uma temperatura adequada, objectos com significados positivos para si, e com a menor presença possível de fontes de luz ou ruído, como televisões ou telemóveis.

Para criar uma atmosfera de maior equilíbrio, aplique Reiki regularmente no espaço ou, se já possui o segundo nível de Reiki, utilize o primeiro símbolo de Reiki para purificar e harmonizar a energia do seu quarto.

2. Faça da meditação um hábito

Muitas vezes, a maior dificuldade em adormecer prende-se com o facto de a mente não parar de produzir pensamentos. Isso deve-se ao facto de acumularmos preocupações no nosso subconsciente, e é algo que pode abordar proactivamente.

A prática de meditação, como a meditação Gassho, ajuda a desenvolver a consciência e a cultivar uma mente mais tranquila, em todas as circunstâncias, incluindo na hora de dormir. Descubra a hora mais confortável para si e medite regularmente, terminando com os cinco princípios de Reiki.

3. “Desligue-se” antes de dormir

É importante que quando for dormir deixe toda a correria do dia-a-dia para trás. Nem sempre é fácil, mas pode ajudar criar uma etapa intermédia para fazer uma transição mais suave entre a rotina diária e o momento em que vai dormir.

Escolha uma divisão tranquila, que não o seu quarto, e pratique técnicas de Reiki por alguns momentos, como o banho seco, a chuva de Reiki, o enraizamento e/ou um pouco de meditação Gassho, para serenar a mente e “desligar-se” do dia que passou. Este pode, inclusivamente, tornar-se o seu momento diário de prática, e uma altura privilegiada para testar e praticar as técnicas que melhor resultam para si.

4. Pratique o auto tratamento

A maior parte das pessoas sente-se mais relaxada com a prática do auto tratamento, acabando muitas vezes por adormecer. Contudo, em alguns casos pode acontecer que se sinta com ainda mais energia, por isso é importante experimentar e ver se praticar Reiki à noite é ou não a solução certa para si.

Se o Reiki o ajuda a adormecer, experimente praticar já na cama, aplicando Reiki na cabeça, na nuca e pescoço, e no coração. Caso o auto tratamento de Reiki à noite não resulte para si, desenvolva uma prática de Reiki regular, no horário que for mais confortável para si, ou envie Reiki à distância para a sua dificuldade em adormecer, se já tem o nível 2. Praticar Reiki regularmente vai ajudá-lo a alcançar um equilíbrio sustentado, o que irá reflectir-se num sono mais equilibrado.

5. Actue sobre as causas

Reserve um momento para reflectir sobre o que lhe está verdadeiramente a tirar o sono. Pode ser uma preocupação relativa a algo recente ou que aconteceu há muito tempo, stress, excesso de trabalho ou algo tão simples como maus hábitos alimentares. Uma vez identificada a causa, pode, por exemplo, recorrer ao Nentatsu Ho para mudar ou para alcançar o que pretende, ou enviar Reiki para harmonizar a situação.

O Reiki já o ajudou a superar a dificuldade em adormecer? Como? Partilhe a sua experiência nos comentários.

 

Written by Reiki Studio

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