Os chakras secundários: os chakras dos pés estão ligados ao chakra da raiz e à independência | Foto: PexelsAs teorias orientais defendem a existência de milhares de centros de captação e distribuição de energia no corpo humano. Descubra, além dos sete principais chakras, alguns centros energéticos secundários relevantes para a prática de Reiki.

As posições de mãos do Reiki Ocidental atuam sobre o corpo como um todo, sobre os principais órgãos, e estão também relacionadas com os sete principais centros energéticos descritos pelas tradições orientais, situados entre o topo da cabeça e a base da coluna.

Contudo, se é praticante de Reiki, os pés, tornozelos e muito provavelmente os joelhos também fazem parte da sua rotina de auto tratamento. Estes são apenas alguns dos centros energéticos secundários que poderá harmonizar com a sua prática.

Na verdade, a maior parte dos 88 mil centros energéticos mencionados nos escritos antigos orientais desempenham papéis secundários. Tal como os centros maiores, eles promovem a circulação de energia no corpo, e estão associados a funções específicas.

Eis cinco exemplos de chakras secundários presentes no seu corpo que poderá tratar com Reiki:

Chakras das mãos

Os chakras das mãos são especialmente relevantes para a prática de Reiki, uma vez que é sobretudo através deles que a energia terapêutica flui. O seu equilíbrio e harmonia permitem que a energia flua livremente, sem impedimentos.

As mãos contêm múltiplos chakras, situados no centro dos dedos e das palmas das mãos. Pode aplicar Reiki nas suas mãos e pulsos colocando, por exemplo, uma mão sobre a outra, de modo a que as palmas fiquem viradas uma para a outra e que os dedos de cada mão cubram o pulso da mão oposta.

Chakras dos cotovelos

Os chakras dos cotovelos estão ligados à aceitação de novas experiências, à flexibilidade, à capacidade de adaptação, e aos chakras do plexo solar e umbilical.

Nestes pequenos centros, situados na parte anterior dos cotovelos, o Reiki pode ajudar a trazer força e entusiasmo. Pode aplicar Reiki colocando ambas as mãos na parte anterior ou posterior dos cotovelos por alguns minutos.

Chakras dos joelhos

Os chakras dos joelhos estão ligados à personalidade, à aprendizagem, à flexibilidade e à coragem. Quando em equilíbrio, estes centros atuam como transformadores, regulando harmoniosamente o fluxo de energia entre o chakra da raiz e a Terra, e refletindo confiança e estabilidade. 

A energia nas grandes articulações fica facilmente congestionada, pelo que ao aplicar Reiki nos joelhos estará a potenciar a correta circulação de energia entre o corpo e a Terra. Pode tratar os joelhos com Reiki, colocando uma mão sobre cada joelho e deixando a energia fluir.

Chakras dos tornozelos

Os tornozelos são as segundas grandes articulações que se seguem a caminho dos pés, pelo que também a sua harmonização é importante para o enraizamento do sistema de energia interno.

Os chakras dos tornozelos estão ligados à capacidade de assegurar a sobrevivência, segurança e bem-estar de forma flexível em situações incomuns ou de rápida mudança, e também à confiança na própria capacidade de autopreservação. Pode aplicar Reiki nestes chakras colocando uma mão em cada tornozelo, durante alguns minutos.

Chakras dos pés

Os chakras dos pés estão situados nas solas dos pés e são responsáveis por descarregar os excessos de energia e absorver energia da Terra. Eles estão relacionados com o chakra da raiz, e por isso a sua harmonização através do Reiki permite equilibrar o fluxo de energia no corpo, enraizar e potenciar o tratamento do primeiro chakra.

Pode aplicar Reiki no peito e na sola dos pés para finalizar o seu auto tratamento ou quando sentir necessidade de se “enraizar” e de fortalecer a sua sensação de estabilidade, segurança e independência. A sola dos pés possui também pontos reflexos que representam diferentes órgãos e funções corporais, pelo que a tratar os pés estará também a harmonizar todo o corpo.

Costuma aplicar Reiki em algum ou vários destes centros secundários? Qual é a sua experiência?

Written by Reiki Studio

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *