Uma pupila em forma de coração: o amor que cultivamos em nós estende-se ao que nos rodeia | Foto: Ben Mortimer/Creative Commons

Se para muitos o coração é o centro das emoções, para alguns é mesmo o centro da consciência. Cultivar um coração compassivo é abrir a porta à realização, e o Reiki pode ajudar.

O coração é, por excelência, o símbolo do amor. Ouvimos frequentemente as expressões “seguir o coração”, “coração partido” ou “coração cheio”, como que remetendo para um centro de emoções de certa forma independente da mente e para a importância do amor nas nossas vidas.

A nível físico, a saúde do coração é afectada negativamente por emoções como a raiva, a hostilidade e mesmo a depressão, e beneficia da influência das emoções positivas.

Do ponto de vista energético, o chakra cardíaco representa o amor incondicional, constituindo um ponto de ligação entre os chakras superiores e inferiores, ou seja, entre o material e o espiritual.

Uma vez harmonizado, este centro energético proporciona plenitude, conexão com o que nos rodeia, compaixão e tolerância, connosco e com os outros, independentemente das circunstâncias.

Cuidar das nossas emoções, encontrar amor e um espaço de liberdade em nós mesmos é um passo transformador, rumo a uma vida mais realizada.

O Reiki é uma ferramenta de harmonização com benefícios para o equilíbrio emocional e para o despertar da consciência pessoal, quer seja praticante ou receba Reiki de um terapeuta.

Uma vez iniciado esse caminho de descoberta interior, estão lançadas as sementes para cultivar e nutrir uma atitude amorosa e compassiva, connosco e com os outros, no momento presente, de forma consciente e integrada.

Uma prática importante a esse nível é a progressiva integração dos cinco princípios de Reiki no seu quotidiano, quer seja ou não Reikiano: “só por hoje, não me zango; não me preocupo; expresso a minha gratidão; sou honesto e aplicado no meu trabalho; sou gentil com os outros.”

Ao abrirmo-nos à fonte de amor que existe em cada um de nós, com o apoio do Reiki ou de outro método de autoconhecimento, tornamo-nos mais livres e tolerantes, pois deixamos de projectar esse anseio de aceitação e afecto nos outros.

O “caminho do coração”, rumo a um coração mais feliz e a uma mente mais serena, é um percurso interior e pessoal, que cada um percorre a seu ritmo.

Todos os dias são uma oportunidade para cultivar a realização interior, pelo coração. Basta centrarmo-nos no momento presente, abrindo mão do passado e do futuro, deixar crescer o amor dentro de nós e colocar a nossa intenção na felicidade plena.

Written by Reiki Studio