Uma flor na mão de uma estátua: os ensinamentos do Reiki evoluíram, mas partilham a mesma semente | Foto: Benjamin Balázs/Creative Commons

A palavra Reiki é usada para designar o sistema terapêutico e de desenvolvimento pessoal criado por Mikao Usui no início do século XX, “Usui Reiki Ryoho”.

Desde o seu surgimento, em 1922, até aos dias de hoje, o Reiki tem evoluído pela mão de muitos Mestres, dando origem a novos ramos, ou sistemas, que incorporam diferentes práticas e conhecimentos. Essa evolução registou-se tanto no Ocidente como no Japão, país de origem do Reiki.

A expressão “Reiki Tradicional” é utilizada para nomear os métodos que mais se mantêm fiéis à tradição, filosofia e linhagem de Mikao Usui. São disso exemplo o “Usui Shikki Ryoho” de Hawayo Takata e o “Reido Reiki” de Fuminori Aoki.

No entanto, apesar das diferenças que possam apresentar, os sistemas válidos de Reiki (ou seja, os que descendem, através de Mestres qualificados, da linhagem de Mikao Usui) partilham a mesma filosofia essencial e a mesma fonte comum.

Apresentamos-lhe alguns dos principais sistemas de Reiki actualmente existentes, para que fique a saber mais sobre a sua origem e características:

Usui Shiki Ryoho

Sistema de Reiki praticado por Hawayo Takata, aluna de Chujiro Hayashi, Mestre de Reiki formado por Mikao Usui.

Hawayo Takata trouxe o Reiki para o Ocidente no final da década de 30 do século XX, após concluir a sua aprendizagem no Japão. A maior parte dos sistemas de Reiki ocidentais derivam do Usui Shiki Ryoho de Takata.

O sistema está dividido em três níveis de ensino e utiliza quatro símbolos, sendo actualmente representado pela Reiki Alliance, uma associação fundada pelos Mestres formados por Hawayo Takata que elegeu Phyllis Lei Furumoto, a sua neta, como sua sucessora em 1983.

The Radiance Technique ou Authentic Reiki

Sistema de Reiki fundado por Barbara Weber Ray, aluna de Hawayo Takata.

Barbara Weber Ray alega ter sido a única dos 22 Mestres de Hawayo Takata a quem foi passado o conhecimento integral sobre o Reiki.

A partir de meados da década de 80, começou a designar o seu sistema de “Técnica de Radiância” e de “Verdadeiro Reiki” para distingui-lo do Reiki ensinado pelos restantes Mestres de Takata.

O ensino deste ramo do Reiki está dividido em sete níveis.

Reiki Usui/Tibetano

Sistema de Reiki desenvolvido por William Lee Rand que combina elementos do Usui Shiki Ryoho de Hawayo Takata e de outros sistemas, como o Raku Kei Reiki.

O Reiki Usui/Tibetano integra quatro níveis de ensino (nível 1, nível 2, nível 3-A e nível 3-B), utilizando técnicas e símbolos adicionais aos do Reiki de Usui.

Este sistema é representado pelo Centro Internacional de Formação em Reiki, fundado em 1991 por William Lee Rand.

Raku Kei Reiki

Sistema de Reiki desenvolvido por Arthur Robertson, aluno de Iris Ishikuro, Mestre formada por Hawayo Takata, também designado de “caminho do dragão de fogo”.

Raku corresponde à energia vertical e Kei à energia horizontal no corpo humano. O Raku Kei Reiki está dividido em quatro níveis de ensino, integra símbolos adicionais e um conjunto de mudras (posições de mãos).

Este sistema defende a origem tibetana do Reiki, alegando que terá sido redescoberto por Mikao Usui, e influenciou outros ramos de Reiki.

Jikiden Reiki

Sistema de Reiki desenvolvido Chiyoko Yamaguchi, aluna de Chujiro Hayashi, e pelo seu filho, Tadao Yamaguchi.

Jikiden significa “directamente transmitido”, remetendo para a transmissão directa do Reiki conforme preconizado por Mikao Usui.

Este ramo dá continuidade aos ensinamentos que Chujiro Hayashi dava nos seus seminários, baseando-se na linhagem e filosofia japonesas do método de Usui. O percurso de aprendizagem divide-se em quatro níveis.

O Jikiden Reiki é ensinado e praticado pelo Jikiden Reiki Kenkukai (Instituto de Jikiden Reiki), sedeado em Quioto, no Japão.

Gendai Reiki Ho

Sistema de Reiki desenvolvido no Japão por Hiroshi Doi, membro da Usui Reiki Ryoho Gakkai, associação oficial do método de Usui fundada na década de 20 do século XX, no Japão e Mestre de Reiki formado nas linhagens ocidental (pela Mestre Mieko Mitsui, aluna de Barbara Weber Ray) e japonesa (pela Mestre Kimiko Koyama, na altura presidente da Usui Reiki Ryoho Gakkai).

“Ho” significa metodo ou técnica e “Gendai” significa moderno.

O Gendai Reiki Ho combina os métodos e a filosofia originais da Usui Reiki Ryoho Gakkai com conceitos e técnicas de outras formas de Reiki japonesas e ocidentais, assim como de outros métodos terapêuticos.

Graças a Hiroshi Doi, várias técnicas da Usui Reiki Ryoho Gakkai passaram a ser conhecidas. O ensino deste sistema divide-se em quatro níveis.

Karuna Reiki

Sistema de Reiki complementar desenvolvido por William Lee Rand no International Center for Reiki Training, nos E.U.A.

“Karuna” significa compaixão. O Karuna Reiki é complementar ao Reiki, sendo ensinado apenas aos detentores do nível de Mestrado em Reiki.

O sistema inclui novos símbolos com propósitos terapêuticos específicos, mais concretamente quatro símbolos de Mestrado e oito de tratamento.

Usui-Do

Sistema de desenvolvimento espiritual criado pelo britânico Dave King, com base nos ensinamentos originais de Mikao Usui, conforme transmitidos por Yuji Onuki, aluno de Toshihiro Eguchi, Mestre formado por Mikao Usui, e Tatsumi, aluno de Chujiro Hayashi, também ele Mestre formado por Mikao Usui.

O Usui-Do, ou “O Caminho de Usui” não é um método terapêutico, mas um caminho para a iluminação focado na vertente espiritual.

Os ensinamentos transmitidos são, segundo Dave King, os que foram passados por Mikao Usui a Toshihiro Eguchi entre 1920 e 1926.

As formações são dadas no estilo “Dojo” japonês, utilizado nas artes marciais, segundo o qual os alunos se deslocam a uma sala própria para receber os ensinamentos e praticar o sistema.

O Usui-Do inclui seis níveis, mas não são efectuadas sintonizações. A passagem de um nível para o seguinte é assinalada com um simples ritual, que marca o domínio dos ensinamentos daquela etapa.

Komyo Reiki Kai

Sistema de Reiki desenvolvido no Japão, em 1998, pelo monge budista japonês Hyakuten Inamoto, aluno de Chiyoko Yamaguchi, Mestre formada por Chujiro Hayashi e percursora do Jikiden Reiki.

Komyo significa “Grande Luz” ou “Iluminação”, “Reiki” significa “Energia Espiritual” e “Kai” significa “Associação” ou “Grupo”.

O Komyo Reiki Kay centra-se no desenvolvimento espiritual através da prática do Reiki, com o objectivo de alcançar a realização.

O sistema é ensinado em quatro níveis, com os dois primeiros a incidir sobre os aspectos terapêuticos e os dois últimos sobre a vertente espiritual.

Reiki Essencial

Sistema de Reiki desenvolvido por Diane Stein, que se tornou conhecida por expor abertamente os símbolos e todos os processos de ensino e prática do Reiki no livro “Reiki Essencial: Manual Completo sobre um Antiga Arte de Cura”, publicado em 1995.

O Reiki Essencial teve como objectivo desmistificar o Reiki e torná-lo acessível a todos, tendo-se popularizado rapidamente.

Diane Stein gerou alguma polémica por não possuir certificados da sua aprendizagem de Reiki. Ela terá sido iniciada no nível III de Reiki por Jeanine Sande, aluna do fundador do Raku Kei Reiki, Arthur Robinson, mas o certificado não lhe terá sido entregue porque se recusou a seguir o método tradicional. As técnicas e práticas que desenvolveu resultam da sua experiência pessoal com o Reiki.

O sistema inclui três níveis de ensino e cinco símbolos, com influência de conhecimentos da tradição Wiccan e tibetana.

 

Written by Reiki Studio