A serenidade de um templo japonês: a sabedoria de Mikao Usui já chegou às empresas contemporâneas | Foto: Antonio Tajuelo/Creative Commons

O Reiki é cada vez mais reconhecido como uma ferramenta de redução de stress, problema que afecta diariamente profissionais das mais diversas áreas, em todo o mundo.

O stress laboral é uma das formas de stress mais recorrentes, devido à crescente relevância social do trabalho, sendo provocado pela imposição de pressões e cargas laborais que não correspondem às competências dos colaboradores e que afectam a sua capacidade de adaptação.

Este fenómeno ocorre, por exemplo, quando existe uma organização empresarial mal planeada (excesso de trabalho, funções mal definidas, falta de comunicação), um fraco controlo dos processos, má gestão, más condições de trabalho, insegurança laboral ou falta de apoio por parte de colegas e superiores.

O stress laboral influencia negativamente a saúde, mas influi também num factor vital para a competitividade das empresas: a motivação.

Face ao crescente impacto das consequências negativas do stress na saúde dos colaboradores e das empresas, várias organizações começam a investir na promoção do bem-estar integrado dos seus colaboradores, nomeadamente através de técnicas como a Meditação, o Ioga e o Reiki.

A Google, por exemplo, desenvolveu o programa “Search Inside Yourself”,através do qual os colaboradores aprendem gratuitamente técnicas de inteligência emocional através da meditação.

No caso específico do Reiki, um estudo realizado em enfermeiras com síndrome de Burnout (resposta prolongada a stressores crónicos emocionais e interpessoais, ligados à atividade laboral), em 2011, concluiu que uma sessão de Reiki de 30 minutos tem efeitos benéficos sobre a pressão arterial e a concentração de imunoglobulina A salivar.

Nos E.U.A. já são disponibilizados serviços de Reiki Corporativo por parte de várias entidades e Mestres, especificamente vocacionados para o contexto empresarial.

Por cá, de acordo com um artigo do Dinheiro Vivo, a empresa de consultoria CH Consulting disponibiliza sessões de Reiki Empresarial nas instalações da empresa e articula o Reiki com os serviços de Coaching disponibilizados a clientes.

Ainda existe alguma resistência à implementação de práticas alternativas de promoção do bem-estar no trabalho em Portugal, tanto devido a alguns preconceitos como, por exemplo, ao contexto financeiro adverso.

No entanto, os benefícios das terapias complementares e os respectivos casos de sucesso internacional começam a ser divulgados junto da comunidade empresarial.

Segundo declarações de João Ribeiro, coordenador na Associação Portuguesa de Reiki (APR), ao Diário de Notícias, está a ser preparada uma “formação para apresentar às empresas, mostrando as vantagens do Reiki e da Meditação”.

Estas duas práticas, entre outras, quando implementadas no meio laboral promovem uma competitividade empresarial ancorada no bem-estar, na motivação, na felicidade e na inteligência emocional, com vantagens para todas as partes envolvidas que vão muito além do negócio em si.

 

Written by Reiki Studio