Monte Fuji: por altura do nascimento de Mikao Usui, o Japão era uma nação feudal | Foto: Moyan Brenn/Creative Commons

O tempo de vida de Mikao Usui coincidiu com profundas mudanças políticas e sociais no Japão, em particular a rápida modernização do país e a sua afirmação como potência mundial.

Por altura do nascimento de Mikao Usui, a 15 de Agosto de 1865, o Japão era um país fechado, agrário e feudal, sob o poder dos xoguns da família Tokugawa.

O Período Edo, ou Período Tokugata, vigorou entre 1603 e 1868, altura em que é restaurado o poder absoluto do jovem imperador Meiji Tennō, que havia sucedido ao imperador Kōmei em 1867.

O Período Meiji (1868-1912) representou uma fase de abertura, modernização e industrialização do Japão. Na sequência da Revolução Meiji, o Japão tornou-se numa potência imperialista e no primeiro país industrializado da Ásia.

O sistema feudal foi abolido, dando origem a distritos administrativos; as relações internacionais foram incentivadas; o ensino, a justiça e as forças armadas foram modernizados. Em 1889, o Japão tornou-se numa monarquia parlamentar.

Entre 1904 e 1905, ocorre a Guerra Russo-Japonesa, na qual o Japão derrota a Rússia. Em 1908, nasce o primeiro filho de Mikao Usui e Sadako Suzuki, Fuji. Dois anos depois, o Japão anexa a Coreia.

Em 1912, Yoshihito, filho do Imperador Meiji, assume o poder, tomando o nome Taishō. O Período Taishō (1912-1926) fica marcado pelo liberalismo político, pelo que é também chamado de “Democracia Taishō”.

A crescente influência do Japão, alcançada durante a era Meiji, foi reconhecida internacionalmente após a sua breve incursão na Primeira Guerra Mundial.

O ano atribuído ao desenvolvimento do Reiki por parte de Mikao Usui, 1922, coincide com a prosperidade do pós-guerra, um período de efervescência política e a crescente consciência democrática do povo japonês.

Segundo João Magalhães, na obra “O Grande Livro do Reiki”, “à data do surgimento do Usui Reiki Ryoho, em 1922, temos um Japão ainda com um marcante Xiontísmo estatal, o Budismo em declínio, o cristianismo novamente aceite e a liberdade religiosa”.

Devido a este contexto, “diz-se mesmo que a introdução dos poemas Waka do Imperador Meiji (Gyosei) [no Reiki] não serviram apenas para trazer a reflexão e elevação da consciência aos praticantes, como também para que não houvesse dúvidas de que o Reiki não era uma religião ou uma seita contra o imperador”, esclarece.

A década de vinte do século XX no Japão fica marcada pelo grande terramoto de Kantō de 1923, que devastou a cidade de Tóquio. Mikao Usui terá prestado auxílio às vítimas, juntamente com os seus alunos.

Em 1925, na sequência do crescente activismo político das massas, foi estabelecido o sufrágio universal masculino. Por esta altura, Mikao Usui muda o seu centro de Reiki para instalações maiores em Nakano, para acomodar a crescente procura do seu sistema.

O ano da morte do criador do Reiki, 1926, coincide com o fim do período Taishō. O Imperador, que desde pequeno sofria de uma débil saúde física e mental, faleceu de ataque cardíaco a 25 de Dezembro, nove meses depois da partida de Mikao Usui.

 

Written by Reiki Studio