Tratamento de Reiki: pode ser feito em qualquer lugar, mas beneficia de uma envolvência adequada | Foto: Leila Lahfa/Creative Commons

A preparação do espaço de atendimento para um tratamento de Reiki fica ao critério do terapeuta e nem sempre pode ser totalmente controlado – em tratamentos ao domicílio ou de voluntariado em instituições, por exemplo –, mas há elementos e cuidados a considerar.

O mais importante num tratamento de Reiki é a canalização da energia terapêutica em si e a interacção entre o terapeuta e o receptor.

O ambiente em que o tratamento decorre é um aspecto secundário, mas que pode contribuir para melhorar a sua experiência ao receber Reiki.

Este aspecto é relevante sobretudo nos casos em que o terapeuta se dedica profissionalmente a essa tarefa e possui um espaço próprio para o efeito, que pode decorar e organizar de forma a proporcionar a melhor experiência possível.

Enumeramos dez elementos que geram uma ambiência agradável para um tratamento de Reiki:

1. Materiais Confortáveis

O principal material de trabalho de um terapeuta é o local onde o receptor permanece para receber o tratamento. Geralmente é uma marquesa, embora também possa ser usada uma cadeira ou poltrona e se possa trabalhar com o receptor no chão ou mesmo em pé (a opção menos confortável).

O local onde o receptor vai estar deitado ou sentado durante o tratamento deve ser o mais confortável possível.

No caso da marquesa, os aspectos a considerar são a estabalidade, a capacidade de suportar peso, uma largura e comprimento razoáveis e uma espuma macia e densa.

2. Temperatura Adequada

A temperatura é um factor importante a observar. Um ambiente demasiado quente ou frio causa desconforto, sobretudo tendo em conta que vai estar algum tempo parado na mesma posição.

A temperatura ideal pode ser assegurada através de sistemas de aquecimento ou refrigeração.

Embora vá permanecer totalmente vestido ao receber Reiki, é comum que sinta frio após algum tempo, pelo que uma manta proporciona também um conforto extra.

3. Pouco Ruído

Um tratamento de Reiki é um momento de relaxamento e descontração, por isso deve decorrer num ambiente tranquilo, sem ruídos fortes e persistentes.

Consoante a localização e estrutura do espaço, nomeadamente se estiver situado num ambiente urbano ou se tiver janelas, por exemplo, nem sempre é possível controlar totalmente o som que vem do exterior, mas devem ser envidados esforços no sentido de minimizá-los e tornar o ambiente agradável do ponto de vista acústico.

4. Música Suave

A música pode ser um importante aliado do processo terapêutico e complementa o ponto acima citado.

Uma melodia suave e adequada convida a mente a relaxar e cria uma envolvente sonora agradável, potenciando os efeitos terapêuticos do Reiki.

5. Cores Claras

As cores utilizadas na decoração dependem do gosto de cada um, mas devem ser privilegiados os tons mais associados a estados de relaxamento e paz, como as cores claras e suaves.

 6. Higiene e Organização

A limpeza do espaço e dos materiais é provavelmente o ponto mais importante. A questão estética perde relevância se não houver rigor na manutenção dos utensílios e espaços de trabalho.

O local onde decorre o tratamento deve estar organizado, arrumado e em bom estado de conservação, de forma a criar uma atmosfera harmoniosa.

A higiene deve ser complementada com a limpeza energética, idealmente antes e depois de cada tratamento.

 7. Aromas Agradáveis

O espaço deve estar isento de aromas desagradáveis, fortes e incomodativos, para que possa relaxar e apreciar a experiência em pleno.

Poderão ainda ser utilizados aromas suaves, como incensos ou velas, desde que sejam subtis. Aromas como a lavanda, por exemplo, têm um efeito relaxante.

 8. Iluminação Regulável

A luz do sol proporciona um ambiente naturalmente agradável e é recomendável nos espaços de Reiki pelos seus efeitos benéficos, mas durante o tratamento poderá ser demasiado intensa. O mesmo pode suceder com a luz artificial.

No caso de um local com luz solar directa ou natural, a luminosidade pode ser controlada através do uso de estores de correr, por exemplo. Já em locais iluminados artificialmente, é boa ideia recorrer a pontos de luz indirecta que permitam obter uma luminosidade mais suave.

A iluminação artificial regulável é uma boa forma de contornar esta questão, uma vez que permite obter uma luz relaxante, com a intensidade ideal. 

9. Espaço para Conversar

Sempre que o espaço disponível o permita, é confortável que exista um local onde possa falar com o terapeuta antes e depois do tratamento, para colocar dúvidas, falar sobre o que sentiu, etc.

Pode ser uma secretária com cadeiras, por exemplo, ou apenas um pequeno apoio onde se possam sentar e conversar.

10. Elementos Naturais

Elementos como plantas, madeiras claras, tapetes de fibras naturais e outros materiais ou objectos de origem natural tornam o espaço de trabalho mais agradável, confortável e convidativo.

A sua presença contrabalança também a de utensílios eléctricos como aquecedores ou mesmo um computador, tornando o espaço mais acolhedor.

Para mais indicações sobre a envolvência mais adequada para o trabalho com Reiki recomendamos o livro “Reiki: Manual do Terapeuta Profissional” de Johnny De’Carli.

Caso ainda não conheça o Reiki Studio Porto, convidamo-lo a ver algumas imagens do nosso espaço.

 

Written by Reiki Studio