"Tem Ética?": a Associação Portuguesa de Reiki desenvolveu um Código Deontológico para os Terapeutas | Foto: brittanykleinpeter/Creative Commons

Quando praticado profissionalmente, à semelhança de outras áreas de actividade, o Reiki deve ter por base uma conduta correcta, ancorada em princípios éticos bem definidos.

Não existe um código de ética oficial para o Reiki em Portugal, mas algumas entidades e praticantes desenvolveram conjuntos de normas para reger a actividade profissional dos terapeutas.

No Reiki Studio Porto, seguimos o “Código Deontológico Para Terapeutas de Reiki”, desenvolvido pela Associação Portuguesa de Reiki.

Este documento tem como objectivo criar um código transversal a todos os terapeutas de Reiki, de fácil acesso e compreensão, que defina de forma clara a sua prática, assim como os direitos e deveres, tantos seus como dos seus pacientes.

Eis alguns exemplos dos valores e atitudes que, segundo a Associação Portuguea de Reiki, devem reger a actividade dos terapeutas:

  1. Integridade, imparcialidade e respeito para com todos os seres vivos.
  2. A terapêutica deve ter sempre os padrões mais elevados de prática, pelo que cada terapeuta de Reiki deve exercer segundo os seus conhecimentos teóricos e a experiência prática.
  3. O terapeuta tem a responsabilidade de observar e manter a sua energia e eficácia, através da prática constante do auto‐tratamento e outras práticas que auxiliem ao seu bem‐estar.
  4. O terapeuta deve fazer uso do segredo profissional, tornando‐o claro ao paciente.
  5. Não pode diagnosticar nem prescrever, caso não tenha formação académica para tal.
  6. Antes do tratamento, o terapeuta de Reiki deve explicar inteiramente, de forma escrita ou verbal, todos os procedimentos envolvidos no tratamento.
  7. O terapeuta de Reiki nunca deve reclamar para si a cura, é apenas um canal que facilita a passagem de Energia Universal.
  8. Se outra terapia é usada conjuntamente com Reiki, esta deve ser indicada de forma explícita ao paciente antes de se iniciar terapia.
  9. O terapeuta deve ser empático, assertivo e construtivo, de forma positiva, encorajando o paciente nos seus processos de cura.
  10. O terapeuta deve reconhecer o direito do paciente recusar o tratamento ou aconselhamentos dados.
  11. O Reiki não substitui o tratamento médico convencional.
  12. Nunca se deve recomendar a interrupção da medicação.
  13. Em caso algum o terapeuta deve criar dependência ao seu paciente ou de alguma forma manipular a sua maneira de pensar, sentir ou estar na vida.
  14. O terapeuta nunca deve pedir a remoção de roupa à excepção de casacos ou calçado.
  15. O terapeuta deve assegurar que as suas condições de trabalho são apropriadas à prática de Reiki, mantendo o local sempre limpo e de ambiente agradável.

O documento completo, com todos os direitos e deveres do terapeuta e dos pacientes, encontra-se disponível para consulta no Reiki Studio Porto.

Written by Reiki Studio