O Super Reikinho ao lado de uma criança sorridente: o livro explica o Reiki aos mais pequenos de forma divertida | Foto: Philippe Put/Creative Commons

Sílvia Oliveira, Mestre e terapeuta de Reiki  no Centro Português de Investigação e Formação em Terapias Complementares (CENIF) e Coordenadora do Núcleo de Guimarães da Associação Portuguesa de Reiki, acaba de dar vida ao projeto “Super Reikinho – Reiki para Crianças”.

A autora revela ao Reiki Studio Porto um pouco da história deste livro ilustrado, destinado a crianças mas muito útil para uma fácil compreensão do que é o Reiki por parte dos adultos, o episódio que deu origem ao Super Reikinho e informação útil sobre o Reiki e as crianças, com base na sua vasta experiência.

1. O livro “Super Reikinho” convida os mais pequenos para um percurso de autodescoberta, na companhia de um super-herói. Como começou este projeto?

Já começou há uns anos atrás, quando realizei um projeto de  Reiki com crianças num bairro social. Foi uma experiência maravilhosa, onde pude constatar que o Reiki nas crianças flui de uma forma muito mais rápida e eficaz!

Desde essa altura que mantenho contacto com alguns desses jovens e eles próprios me vão transmitindo o quanto o Reiki foi e tem sido importante no crescimento de cada um deles.

Acredito no benefício desta terapia nas nossas crianças e jovens, por isso tive que perceber qual seria a forma mais fácil de levar o Reiki até eles!! Como os motivar? Como os fazer perceber de uma forma simples o que o Reiki pode fazer por eles e por quem os rodeia?

Até que um dia, uma criança diagnosticada como hiperativa não conseguia permanecer sossegada para receber Reiki e começámos a falar de um super-herói, que lhe trazia a energia para a acalmar. Só mais tarde surgiu o nome de Super Reikinho!

2. O que podem as crianças aprender com esta obra?

Eu própria fico surpreendida com as reações ao livro. Por vezes os pais dos mais pequeninos dizem que tenho que escrever um livro mais pequeno, pois têm que ler a história todos os dias!!

É, sem dúvida, uma autodescoberta da sua parte energética, mesmo grande parte das crianças não se mostra surpreendida quando dizemos que tem grutinhas (chakras) e um rio dentro do seu corpo.

Para as crianças, tudo é muito natural. Aprendem, também, que existem palavras mágicas (os cinco princípios) que os ajudam a ser mais felizes.

3. É fácil explicar o que é o Reiki aos mais pequenos? Como podem os pais apresentar-lhes esta terapia?

Após a apresentação do livro em algumas escolas, no final deixo sempre a pergunta aos mais pequeninos: “Quando chegarem à casa vão dizer aos vossos pais que o Super Reikinho vos veio contar uma aventura. Como vão explicar aos vossos pais o que é o Reiki?”

Os seus olhinhos ficam a sorrir e dizem coisas muito giras. Uma vez, um menino de 7 anos respondeu que era compaixão!

Outros dizem… é o amor! É energia! O Reiki é para ajudar os nossos amigos quando estão tristes ou quando lhes dói a barriga, é  para cuidar das grutinhas, é para estarmos mais contentes, é para nos concentrarmos, vamos colocar as mãos e fechar os olhos na mãe…

4. Além do livro, existe também o boneco do “Super Reikinho”. Que experiências tem tido com o uso deste “companheiro” nas terapias e nas formações?

Nem sei explicar muito bem como funciona, porque sou adulta!!! A verdade é que as crianças quando o recebem, nunca mais o largam!!

Tem uma energia tão especial e tão forte que ajuda mesmo as crianças nas suas questões. As crianças sentem a energia do Super Reikinho!!

Alguns pais contam histórias muito giras, como um menino de 3 anos que começou a chorar muito quando a mãe meteu o Super Reikinho na máquina de lavar e dizia que ele ia ficar sem os seus superpoderes!!

Uma terapeuta conta que tinha o Super Reikinho no meio de muitos bonecos e que a criança mal entrou, foi logo pegar no Super Reikinho. É sem dúvida alguma um super-herói muito querido pelos mais pequenos, mas também pelos adultos!!!

Através do Reiki, a criança consegue equilibrar a sua energia, o que a ajuda a tranquilizar-se, promovendo a autoconsciência, aumentando a autoestima e melhorando a concentração. O Reiki pode até ser benéfico na resolução de algumas questões físicas, que dependam de excessos ou de deficiências de energia.

Muitas das questões com que as crianças de hoje têm de lidar referem-se ao comportamento e à capacidade de gerir a ansiedade, o medo e a pressão escolar e social. Como o Reiki atua muito sobre a componente emocional, ajuda, por isso, a criança a desenvolver a sua capacidade de identificar e de ultrapassar problemas.

O Reiki não traz promessas de cura. Trata-se apenas de uma terapia natural, cujo êxito depende da vontade da criança de ser ou não tratada, exatamente como se processa com um adulto.

Ao tratar a criança com o Super Reikinho, estamos a fornecer-lhes uma ferramenta, um “amigo”, que a ajuda na viagem pelas suas questões e no tratamento das mesmas.

5. Quais são os maiores desafios de aplicar Reiki em crianças?

Aplicar Reiki a crianças é das coisas mais simples que existe!!! Elas recebem com muita tranquilidade e como algo muito normal. Com o Super Reikinho, o maior desafio é acompanhar a criatividade da criança!

6. A partir de que idade é que os mais pequenos podem começar a aprender Reiki?

A partir do momento em que mostram vontade de o fazer! Tal como com os adultos, acredito que as coisas só acontecem se existir uma vontade genuína ou então quando tem uma patologia que o justifique.

Mas a partir dos oito anos já começam a ter um melhor entendimento, logo será uma boa idade para começar.

7. Quando serão as próximas apresentações da obra? Está prevista mais alguma iniciativa no âmbito do “Super Reikinho” ou do Reiki para crianças?

Estamos abertos a sugestões para apresentações! Contamos que, a partir de setembro, o livro do Super Reikinho vá entrar em muitas escolas, centros de estudo e um pouco por todo o país através de representantes do Super Reikinho.

Sim, vêm aí mais surpresas!

 

Written by Reiki Studio

1 Comment

Kelly Soares da Conceiçao

Boa Tarde
Comprei o livro do Super Reikinho para o meu afilhado, bem, ele adorou, ja sabe o nome das grutas, faz reiki a ele proprio e quer que a Mae leia todos os dias. Ela ja terminou e ele quer recomeçar.
Eu gostaria de saber se tem outros livros do mesmo tema, e como ou onde posso comprar o boneco de Super Reikinho. Ja procurei e de facto nao encontro.

Grata
Kelly

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.