back-to-work

Para muitas pessoas, o fim das férias vem acompanhado do “síndrome pós-férias”, ou seja, um período stress provocado pelo regresso ao trabalho. A prática do Reiki pode ajudar a reencontrar o equilíbrio e promover uma adaptação mais serena à rotina.

O fim dos dias de calor, com horários flexíveis, mais horas de sono, na companhia da família, e o regresso ao trabalho e à rotina do dia-a-dia podem, em alguns casos, resultar em ansiedade, apatia, cansaço, perda de apetite ou irritabilidade.

Trata-se do “síndrome pós-férias”, um fenómeno de readaptação comum que surge aquando do regresso à rotina, após um período de descanso prolongado.

Um artigo do portal idealista.pt revela que, de acordo com dados da consultora de recursos humanos Adecco, “cerca de 30% dos empregados sofrem uma depressão após as férias na sua reincorporação e que parte dos restantes 70% vai sofrer quadros de fadiga ou stress. Um período de desconexão demasiado largo ou um mau ambiente de trabalho são os principais motivos.”

Os primeiros sinais podem mesmo surgir nos últimos dias de férias, mas, regra geral, o “síndrome pós-férias” não requer ajuda especializada para ser superado e a sua duração tende a não se prolongar além de uma ou duas semanas, segundo declarações de especialistas ao Diário de Notícias.

Existem várias dicas para facilitar este processo de readaptação do organismo, como repartir as férias ao longo do ano em períodos mais pequenos (10 dias, por exemplo), reservar os últimos dias para ir adaptando o organismo ao novo ritmo (começar a acordar mais cedo; regressar a casa alguns dias antes), transportar os aspetos positivos das férias para os dias de trabalho, associar um hobby prazeroso ao trabalho e encarar positivamente a volta à rotina.

As medidas sugeridas têm um objetivo simples: reduzir o impacto da mudança, tornando-a mais suave e progressiva. É precisamente aqui que o Reiki, assim como outras modalidades, pode ajudar.

O Reiki é uma ferramenta de equilíbrio e harmonização, mas também de desenvolvimento da consciência. Poderá experimentar receber Reiki no período que antecede o regresso ao trabalho, para minimizar o desconforto e desenvolver o equilíbrio interior necessário para realizar a transição com maior serenidade.

Se é praticante, invista no auto tratamento, sobretudo no período final das férias, para realizar a mudança com calma e sabedoria. Os cinco princípios devem também ser postos em prática e irão certamente ajudá-lo a encarar o regresso sob uma perspetiva mais esclarecida.

O fenómeno do “síndrome pós-férias” constitui uma oportunidade de mudança para melhor – dos fatores que tornam o regresso desagradável, por exemplo – e de crescimento interior, ao conduzir a atenção para a promoção do próprio bem-estar e para a realização pessoal, a longo prazo.

A sensação de perda que resulta do fim das férias pode ser transformada em algo positivo: num trabalho dedicado e de longo prazo para construir a felicidade em cada dia, independentemente das circunstâncias, para que, a nível interior, todos os dias sejam de descanso, paz e harmonia.

 

Written by Reiki Studio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.