Inscrições em sânscrito: a introdução do conceito sânscrito de chakra no Reiki teve origem no Ocidente | Foto: Dennis Jarvis/Creative Commons

Chakra é uma palavra sânscrita que significa “roda” e que é utilizada para designar os centros energéticos responsáveis pela distribuição de energia vital (prana) pelo corpo.

Esses centros, percebidos sob a forma de vórtices, situam-se no corpo subtil ou energético, constituindo o ponto de encontro dos canais (nadis) através dos quais a energia circula. De acordo com os escritos antigos, existem vários chakras em todo o corpo.

Os ensinamentos originais de Mikao Usui, o criador do Reiki, não incluíam a noção de chakra. Segundo alguns praticantes japoneses, o método de Usui não preconizava um tratamento standard.

Os principiantes recebiam um guia com indicações para o tratamento de doenças comuns, mas os alunos avançados trabalhavam com o Byosen.

Esta técnica consiste em detectar, através de diferentes sensações nas mãos, os pontos do corpo que se encontram em desequilíbrio e actuar directamente sobre eles com Reiki.

A introdução do conceito de chakra  no Reiki terá ocorrido no Ocidente, através de Hawayo Takata ou dos seus alunos.

No Reiki ocidental os tratamentos são efectuados através de um conjunto de doze ou quinze posições de mãos ligadas aos sete chakras principais, tratando o corpo como um todo.

Eis os sete principais centros energéticos do corpo humano:

1. Muladhara, Primeiro Chakra ou Chakra da Raíz

Situado na base da coluna vertebral, este chakra está associado à cor vermelha e ao elemento Terra.

Trata-se do centro associado à sobrevivência, à segurança, ao instinto, à disposição física, à determinação e às glândulas supra-renais, representando a ligação do ser humano à Terra e ao mundo material.

2. Svadhishthana, Segundo Chakra ou Chakra do Umbigo

Este centro energético está localizado na região do umbigo, tendo associada a cor laranja e o elemento Água.

Trata-se do chakra representativo da curiosidade, da harmonia emocional, dos relacionamentos e do sistema reprodutor.

3. Manipura, Terceiro Chakra ou Chakra do Plexo Solar

O terceiro chakra situa-se na região do diafragma. A sua cor é o amarelo e o seu elemento é o Fogo.

Manipura é o centro da personalidade, da expressão do “eu”, da ligação com os outros, da iniciativa e do sistema digestivo.

 4. Anahata, Quarto Chakra ou Chakra Cardíaco

Localizado na parte superior do peito, este centro energético está ligado às cores verde ou rosa e ao elemento Ar.  O chakra cardíaco representa o amor incondicional, a compaixão e, no corpo físico, o timo.

5. Vishuddhi, Quinto Chakra ou Chakra da Garganta

O quinto chakra situa-se no meio da garganta, estando associado à cor azul e ao elemento éter. Este centro  representa a comunicação, a criatividade, a autonomia e, fisicamente, a tiróide.

6.  Ajna, Sexto Chakra ou Chakra Frontal

Situado no centro da testa, entre as sobrancelhas, este chakra está associado às cores violeta ou azul índigo e ao elemento Éter.

O chakra frontal representa a intuição, a percepção e a liderança, correspondendo, no plano físico, à glândula pituitária.

7. Sahasrara, Sétimo Chakra ou Chakra da Coroa

O mais complexo dos sete centros energéticos está localizado no topo da cabeça e a sua cor é o branco. Sahasrara é o centro da realização e da consciência pura. No corpo físico, corresponde à glândula pineal.

O Reiki, ao incidir sobre o corpo energético, actua de forma harmoniosa e suave sobre estes centros, proporcionando o seu equilíbrio e bom funcionamento.

 

Written by Reiki Studio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.