Uma pequena folha em forma de coração: tal como os desenhos da natureza, os caracteres japoneses têm uma simbologia associada | Foto: Vinoth Chandar/Creative Commons

Reiki é a abreviatura ocidental da designação atribuída ao método desenvolvido por Mikao Usui, “Usui Reiki Ryoho”, que significa “Método de Cura Espiritual de Usui”.

Segundo James Deacon, a expressão “Reiki Ryoho” significa essencialmente “cura espiritual” e já era usada no início do século XX para nomear outras práticas terapêuticas. “Usui Reiki Ryoho” designa especificamente o método de cura espiritual de Mikao Usui.

Kanji Reiki moderno: a reforma do sistema de escrita japonês simplificou o símbolo | Foto: Web

Versão moderna do kanji Reiki

O kanji “Reiki” é composto por dois caracteres: Rei, que significa “espiritual” ou “sagrado”, e Ki, que significa “energia”.

A combinação dos dos kanji “Rei” e “Ki” resulta na tradução comum “Energia Espiritual”.

O sistema Reiki utiliza actualmente duas versões do ideograma que designa o método desenvolvido por Mikao Usui, a tradicional, do início do século XX, e a contemporânea, pós-Segunda Guerra Mundial.

O sistema de escrita japonês é originário da China, de onde foi adaptado aproximadamente no século 4 AC. Os caracteres chineses são uma das formas de linguagem mais antigas do mundo.

Após a Segunda Guerra Mundial, o governo japonês lançou uma reforma para simplificar o complexo sistema de kanjis de origem chinesa, dando origem à versão moderna do símbolo.

O kanji Reiki é pronunciado em chinês como “lingqi”.

O caracter Rei, pronunciado Ling em chinês, tinha o significado original de “Deuses”.

Kanji Reiki do início do século XX: a versão que reflecte mais detalhadamente o espírito do Reiki | Foto: Web

Versão tradicional do kanji Reiki vigente no início do século XX

Na versão do tempo de Mikao Usui, a parte de cima do caracter Rei é interpretada como a representação de uma nuvem e gotas de chuva (ame), alusiva ao céu e ao sagrado.

No meio estão três receptáculos (kuchi) e abaixo uma xamã ou feiticeira (miko), descrevendo um ritual de apelo à chuva.

O segundo caracter, Ki em japonês e Qi em chinês, significava, na sua versão mais antiga, “ar”, “sopro” ou “energia do céu”.

O símbolo “Ki” representa o vapor libertado durante a cozedura do arroz, indicando ao mesmo tempo o significado e a pronúncia.

Com base nestas interpretações das imagens dos kanji que compõem a palavra Reiki, é possível relacioná-lo com a prática em si, na medida em que remete para o encontro da energia do céu, representada na parte superior do caracter Rei, com a energia da terra, representada pelo caracter Ki, ambas reunidas na presença humana, que se equilibra e realiza na união dessas duas forças.

Written by Reiki Studio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.