lavanda2

O Reiki é um método terapêutico e de desenvolvimento pessoal de natureza simples. No entanto, o desafio está em compreender o alcance e profundidade dessa simplicidade para colher os frutos da sua prática, rumo à realização pessoal.

O Reiki é um sistema simples e universal, que pode ser aprendido ou recebido por qualquer pessoa. No entanto, a sua prática e benefícios estendem-se para além da colocação das mãos.

Mikao Usui via o Reiki como um caminho de evolução pessoal, cujo fim era a manutenção da saúde e a realização da mente.

Nesse sentido, além da aplicação de energia terapêutica, Usui incentivava à prática diária dos cinco princípios de Reiki. A combinação dos dois – o tratamento com energia e os princípios – é o que resume a essência do Reiki.

Tal como a aplicação da energia, os cinco princípios são instruções simples. Tão simples que nem sempre se vê o quão rica, abrangente e transformadora é a sua prática.

A simplicidade do Reiki e da sua filosofia desafiam a mente ocidental, inquisitiva, racional e agitada, e cria oportunidades de evolução e realização.

Aplicar, por exemplo, o primeiro princípio – “só por hoje, não me zango” – em situações que habitualmente despertam emoções como raiva, julgamento ou desilusão, obriga a repensar conceitos e a reavaliar a forma como se encara a vida. Obriga, em última análise, a mudar.

Aplicar Reiki é colocar as mãos e deixar fluir a energia. Contudo, para obter os melhores resultados naquele momento, é preciso praticar, respeitar cada etapa e trabalhar os cinco princípios, todos os dias.

É muito simples, mas essa simplicidade convida à prática (diária, especialmente se trabalhar como terapeuta ou professor), à observação interior, à atenção plena e à tolerância.

Se não é praticante, para receber Reiki basta permanecer, mas ajuda muito ao processo terapêutico tentar transportar para a sua vida, na totalidade ou parcialmente, os princípios filosóficos do Reiki, que são universais: “só por hoje, não me zango; não me preocupo; expresso a minha gratidão; sou honesto e aplicado no meu trabalho; sou gentil com os outros”.

O Reiki é simples e é precisamente na sua simplicidade que está a oportunidade de mudança e onde ocorre a evolução pessoal, num caminho constante de aperfeiçoamento, cura e libertação, que começa de dentro para fora, aqui e agora, ao ritmo de cada um.

 

Written by Reiki Studio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.