Laranjas: as frutas são parte integrante de uma alimentação saudável | Foto: Michael Stern/Creative Commons

A alimentação é um fator vital para a manutenção da saúde. Aliar bons hábitos alimentares à prática do Reiki potencia a atuação desta terapia, e o Reiki pode também ajudar a melhorar a qualidade dos alimentos.

De acordo com a informação da plataforma do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde, a má alimentação é responsável por doenças como a obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e doenças oncológicas.

Só em Portugal existe um milhão de obesos e as taxas de obesidade e diabetes estão a aumentar nos países da OCDE. De acordo com a OMS, em 2014, perto de dois mil milhões de adultos, no mundo, tinham excesso de peso e, entre eles, 600 milhões eram obesos.

Estes dados revelam a crescente importância de desenvolver uma alimentação e hábitos de vida equilibrados para manter a saúde e evitar o aparecimento de doenças.

A alimentação tem também um forte impacto a nível emocional: segundo a Medicina Tradicional Chinesa, a sobrecarga do fígado está associada ao mau humor, à instabilidade emocional, à mágoa e à raiva; por outro lado, um médico norte-americano defende uma ligação entre a alteração do ph do intestino, devido a excessos alimentares, e o agravamento da depressão.

Do ponto de vista energético, esta questão também é relevante. Quanto maior o bem-estar do praticante de Reiki, maior a sua disposição e capacidade de canalizar a energia.

Por essa razão, no caso de terapeutas profissionais e professores de Reiki, é especialmente importante observar a qualidade da alimentação, uma vez que esta irá interferir na qualidade do seu trabalho.

No caso de alguém que esteja a submeter-se a tratamentos de Reiki, não sendo praticante, hidratar-se bem e cuidar da alimentação ajuda a potenciar o efeito desintoxicante do Reiki e os seus benefícios.

Mas o que é uma alimentação saudável? As necessidades nutricionais variam de pessoa para pessoa, por isso é recomendável recorrer a plataformas oficiais, como o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, ou, idealmente, a profissionais de saúde, como os nutricionistas, para saber o que é mais indicado para cada um.

Paralelamente à manutenção de hábitos alimentares equilibrados, os praticantes podem ainda harmonizar a energia dos alimentos que ingerem transmitindo-lhes Reiki. A energia do Reiki pode ser aplicada em tudo para limpar e equilibrar, e os alimentos não são exceção.

O cuidado com a alimentação e com os alimentos, com bom senso, de acordo com as necessidades e estilo de vida de cada um, com o apoio de profissionais de saúde e sem fundamentalismos, é a chave não só para o bem-estar físico, mas também emocional, energético e espiritual.

 

Written by Reiki Studio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.