
O Reiki é composto por duas vertentes: a de método terapêutico e a de filosofia de vida. Ambas se complementam para conduzir a uma crescente felicidade e à realização interior.
No Ocidente, o Reiki é conhecido sobretudo pela componente terapêutica, que consiste na canalização de energia (Reiki) através das mãos para revitalizar, equilibrar e organizar o organismo.
Enquanto terapia complementar aos cuidados médicos tradicionais, o Reiki é um método compreensivo e integrativo, que actua eficazmente sozinho ou juntamente com outros sistemas e práticas.
O Reiki é um universo em si mesmo, mas caso pratique outra terapia ou método de relaxamento e desenvolvimento pessoal, poderá complementá-los com tratamentos de Reiki, de forma harmoniosa e integrada.
Eis alguns exemplos de modalidades complementares que combinam bem com o Reiki, para uma melhor qualidade de vida e maior paz interior:
- Meditação
- Yoga
- Pilates
- Acupuntura
- Cromoterapia
- Massagem
Sistemas como a cromoterapia (uso terapêutico da cor), a cristaloterapia (aplicação terapêutica de cristais) e mesmo a massagem são por vezes praticadas em simultâneo com o Reiki, mas importa informar que são práticas distintas usadas em conjunto.
O Reiki implica apenas a colocação das mãos para canalização da energia, sem outras ferramentas, e o receptor permanece totalmente vestido durante todo o tratamento, sem que haja manipulação física ou que seja exercida pressão sobre o corpo.
Compreender o que é e o que não é o Reiki permite assegurar a sua integração eficaz com outras terapêuticas e compreender o seu papel à luz desse contexto.
Quer opte por apenas receber Reiki ou queira juntar esta terapia à sua prática regular de meditação e acupuntura, por exemplo, o Reiki adapta-se ao seu universo e convida-o a explorá-lo ao seu próprio ritmo, com tolerância e compaixão.
O profissional de Reiki, terapeuta ou professor, vai, por seu turno, trabalhar consigo para integrar o Reiki na sua vida da forma mais harmoniosa possível, à luz do seu contexto actual, hábitos e preferências.