mikao-usui-hikkei

“Reiki Ryoho Hikkei” é um manuscrito de 68 páginas, descoberto no Japão no final da década de 90, que se acredita ser o manual original do Reiki de Mikao Usui.

Em julho de 1997, pouco depois de lançar o seu primeiro livro, “O Fogo do Reiki”, Frank Arjava Petter acedeu a um manuscrito japonês intitulado “Reiki Ryoho Hikkei”, que explicava, nas palavras do seu fundador, o que é o método Reiki, e que incluía um guia com técnicas de cura.

Desde então, outros autores acederam a cópias do documento, também elas oriundas do Japão. Richard R. Rivard, por exemplo, obteve através de Akihiko Uechi um exemplar do manual distribuído por Kimiko Koyama, ex-presidente da Usui Reiki Ryoho Gakkai*, aos seus alunos, e efetuou a sua tradução para inglês.

Johnny De’Carli, por seu turno, recebeu um exemplar e a respetiva tradução inglesa das mãos do Mestre japonês Fuminori Aoki, em 2002, conforme revela no livro “Reiki: Manual do Terapeuta Profissional”.

Segundo Richard R. Rivard, o Mestre de Reiki Hiroshi Doi, membro da Usui Reiki Ryoho Gakkai, explicou-lhe que inicialmente Mikao Usui não usava um manual, mas que o terá criado mais tarde para ajudar os alunos numa fase inicial. Na Gakkai, seria usado como um guia para principiantes, até os alunos aprenderem a dominar as técnicas avançadas do Shoden (nível I).

Apesar de se atribuir a criação do manual a Mikao Usui, existe também a possibilidade de este ter sido composto para a recém-formada Usui Reiki Ryoho Gakkai, após a morte do seu fundador.

O “Reiki Ryoho Hikkei” é constituído pelos ensinamentos de Mikao Usui, uma explicação do que é o Reiki, que inclui uma secção de perguntas e respostas, um guia de tratamentos, e 125 poemas do Imperador Meiji Tennō. Graças a ele, é possível compreender melhor as origens e a filosofia original do Reiki, tal como era praticado no Japão.

A Associação Portuguesa de Reiki disponibilizou recentemente a versão portuguesa integral do manual. Aqui fica um excerto desse documento, pelas palavras do fundador do Reiki, que poderá consultar na íntegra no site oficial da APR:

 

“É um velho costume ensinar o método unicamente aos descendentes para manter a fortuna dentro de uma família. Especialmente nas sociedades modernas, onde vivemos, deseja-se partilhar felicidade de coexistência e prosperidade. Então eu não posso permitir que a minha família seja a única a manter o método.

O meu Usui Reiki Ryoho é original, não há nada como isto no mundo. Eu gostava de lançar este método para o público para benefício de todos e esperança para a felicidade de todos. O meu Reiki Ryoho é um método original baseado no poder intuitivo do universo. Através desta capacidade, o corpo adquire saúde, aumenta a felicidade na vida e a paz da mente.

Hoje em dia as pessoas necessitam melhorar e reconstruir interior e exteriormente a vida, então a razão do lançamento do meu método para o público é para ajudar pessoas com doença no corpo e na mente.”

 

*Associação oficial do Reiki de Mikao Usui, que se estima que terá sido criada no Japão pelo fundador do Reiki ou pelos seus alunos, pouco depois da sua morte.

Written by Reiki Studio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.