watch

A história do Reiki faz-se de uma sequência de acontecimentos e protagonistas que levaram a que o método desenvolvido por Mikao Usui no início do século XX, no Japão, se tornasse num fenómeno mundial.

Tudo começa com o nascimento de Mikao Usui, passando pelo período conturbado da Segunda Guerra Mundial e continuando até aos dias de hoje, onde novos marcos moldam a história futura do Reiki.

Para que possa ter uma perspectiva mais clara do caminho deste sistema terapêutico e de evolução pessoal, em Portugal e no mundo, preparámos uma cronologia do Reiki com as datas mais importantes:

1865

Nascimento de Mikao Usui, a 15 de Agosto, em Taniai Mura, no distrito de Yamagata, na província de Gifu, no Japão.

1880

Nascimento de Chujiro Hayashi a 15 de Setembro, em Tóquio, no Japão.

1900

Nascimento de Hawayo Takata, a 24 de Dezembro, Hanamaulu, no Havai.

1922

Retiro budista de 21 dias de Mikao Usui, no Monte Kurama, período atribuído à descoberta do Reiki.

Abertura do primeiro centro de Reiki de Mikao Usui em Harajuku, Tóquio, no mês de Abril.

Formação dos primeiros alunos de Reiki.

1923

Grande Terramoto de Kantō, que devastou a cidade de Tóquio, no dia 1 de Setembro.

Segundo a inscrição da pedra memorial erigida em homenagem póstuma a Mikao Usui, Usui Sensei e os seus alunos prestaram auxílio às vítimas do terramoto, e dos subsequentes incêndios, com Reiki.

1924

Mudança do centro de Reiki de Usui para instalações maiores em Nakano, nos arredores de Tóquio, no mês de Fevereiro. Algumas fontes indicam que esta mudança ocorreu em 1925.

1925

Início da formação de Chujiro Hayashi, médico e antigo oficial da Marinha Japonesa, em Reiki, com Mikao Usui, em Nakano.

1926

Morte de Mikao Usui, a 9 de Março de 1926, em Fukuyama, na sequência de um ataque cardíaco.

1927

Construção da pedra memorial pelos alunos da Usui Reiki Ryoho Gakkai, centro oficial criado para dar continuidade ao legado de Mikao Usui, no seu túmulo junto ao templo budista de Saihoji, no distrito de Suginami, em Tóquio.

1930

Início da mudança de abordagem de Chujiro Hayashi ao método de Usui, com base nos seus conhecimentos médicos, dando origem à Hayashi Reiki Ryoho Kenkyukai (Associação Hayashi de Tratamento e Pesquisa de Reiki) entre 1930 e 1931.

1931

Abandono da Usui Reiki Ryoho Gakkai por parte de Chujiro Hayashi.

1935

Admissão de Hawayo Takata na clínica de Reiki de Chujiro Hayashi para tratar problemas de saúde. Os resultados obtidos com a terapia levaram a que acabasse por se tornar aluna de Hayashi.

1936

Hawayo Takata conclui o primeiro nível de ensino, o Shoden.

1937

Regresso de Hawayo Takata ao Havai, após concluir o segundo nível de ensino, para criar a sua própria clínica de Reiki. É pouco depois seguida por Hayashi, que a visita para ajudar a divulgar e a implementar a prática.

1938

Distinção de Hawayo Takata com o nível de Mestrado por parte de Chujiro Hayashi. Takata torna-se assim na primeira ocidental habilitada a transmitir os ensinamentos do Reiki e na décima terceira, e última, Mestre iniciada por Hayashi.

1940

Morte de Chujiro Hayashi, no dia 11 de Maio.

1970

Início da formação de Mestres de Reiki por parte de Hawayo Takata. Ao todo, Takata formou vinte e dois Mestres no seu sistema, Usui Shiki Ryoho.

1980

Morte de Hawayo Takata, no dia 11 de Dezembro. Antes de partir, Takata não nomeou um sucessor, pelo que não ficou decidido quem os seus alunos deviam seguir.

Duas pessoas se afirmaram como as legítimas sucessoras da senhora Takata: Phyllis Lei Furumoto, a sua neta, e Barbara Weber Ray, a décima Mestre por ela formada. Furumoto acabou por ser eleita e Barbara formou a sua própria associação.

Criação da American International Reiki Association. Actualmente, esta entidade chama-se The Radiance Technique International Reiki Association e é liderada por Barbara Weber Ray.

1982

Encontro dos Mestres formados por Hawayo Takata, no Havai, em sua homenagem.

1983

Fundação da Reiki Alliance e nomeação de Phyllis Lei Furumoto, neta de Hawayo Takata, como sua sucessora, na sequência de um segundo encontro dos Mestres formados por Takata, na Colômbia Britânica.

1988

Primeiro contacto dos portugueses com o Reiki, a partir do Algarve, com Mestres de origem holandesa e alemã.

1994

Surgimento dos primeiros Mestres portugueses, a residir fora do país.

1996

Surgimento dos primeiros Mestres de Reiki residentes em Portugal, dando origem à expansão do Reiki a nível nacional.

1997

Publicação do livro “ Reiki Fire: New Information about the Origin of the Reiki Power a Complete Method” de Frank Arjava Petter, com novas informações acerca do Reiki com base nas suas pesquisas e na sua experiência no Japão, nomeadamente a existência e localização da pedra memorial.

As investigações de Frank Arjava Petter e de outros Mestres de Reiki vieram desmistificar muitas das crenças vigentes no Ocidente sobre o Reiki e trazer uma nova luz acerca das origens e da filosofia da prática.

1998

Publicação do livro “Modern Reiki Method for Healing” do Mestre de Reiki japonês Hiroshi Doi, com nova informação sobre a prática e a formação do Reiki no Japão.

Hiroshi Doi é o fundador do sistema Gendai Reiki-Ho, tendo estudado Reiki tanto na tradição japonesa, nomeadamente na exclusiva Usui Reiki Ryoho Gakkai, como na tradição ocidental, combinando aspectos das duas.

2007

Início do estudo “O Impacto da Terapia de Reiki na Qualidade de Vida dos Doentes Hemato-Oncológicos”, desenvolvido pela enfermeira aposentada Zilda Alarcão, no Hospital de São João.

Na sequência desta investigação, que terminou em 2009, foi aprovada a aplicação de Reiki a pacientes oncológicos em regime de voluntariado, por parte de profissionais de saúde formados em Reiki.

2008

Fundação da Associação Portuguesa de Reiki.

2010

Fundação da Associação Portuguesa de Reiki Essencial.

 

Written by Reiki Studio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.