As teclas de um piano: a música no Reiki deve ser suave e melódica | Foto: Michael Schrempp/Creative Commons

A música é um importante complemento de um tratamento de Reiki, na medida em que, se for adequada, induz ao relaxamento e ajuda facilmente a criar uma atmosfera propícia à prática.

Vários estudos demonstram que a música, quando ouvida ou tocada, tem efeitos benéficos na saúde humana, tanto a nível mental como físico, sendo actualmente utilizada para fins terapêuticos (musicoterapia).

Da mesma forma, crê-se que a música actua também a nível energético, podendo actuar como ferramenta de harmonização da energia vital.

A forma como influencia o cérebro e o corpo vai depender de factores como o tipo de música (se é alegre, calma, estimulante, melancólica, etc.), o  estado de espírito e as preferências do receptor, por exemplo.

A capacidade que a música tem de despertar emoções, positivas ou negativas, deve ser tida em conta durante um tratamento de Reiki.

A banda sonora que escolher deverá ainda ter em consideração a sensibilidade dos ouvintes, ou seja, a do praticante, no caso de um auto-tratamento, ou do terapeuta e do receptor.

A música mais adequada para a prática de Reiki tem, por norma, uma melodia suave e lenta, sem grandes variações de ritmo, de forma a promover o relaxamento e a potenciar o processo terapêutico.

No entanto, nem todas as melodias calmas são apropriadas: sons melancólicos, como blues, podem induzir emoções como tristeza ou nostalgia.

Reunimos uma lista de sugestões musicais para a sua prática de Reiki, com base nas recomendações anteriormente referidas:

  1. Reiki Hands of Light”, de Deuter;
  2. Koyasan: Reiki Sound Healing”, de Deuter;
  3. Reiki Hands of Love”, de Deuter;
  4. Zen – Music for Balance and Relaxation”, de Jimmy Brandmeier e Daniel May
  5. Healing Music for Reiki 1: Mandala of Purity”, de Aeoliah

Written by Reiki Studio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.