meditation

A meditação é uma prática ancestral que consiste num estado de contemplação em que a mente se volta para si mesma, se esvazia e se foca no momento presente, libertando-se das ilusões que provocam o sofrimento.

Se a oração consiste em pedir, meditar consiste em escutar, sem apego, e a simplesmente “estar”.

Existem várias modalidades de meditação, mas todas têm o mesmo propósito: cultivar a paz interior e alcançar uma mente desperta, equilibrada e realizada.

O Reiki partilha com a meditação esse objectivo, e ambas as práticas se beneficiam entre si. O sistema preconizado por Mikao Usui era, mais do uma terapia de cura natural, um sistema de desenvolvimento pessoal (Usui-Do, o caminho de Usui), cujo propósito era a elevação da consciência e o alcance da iluminação.

Segundo a inscrição da pedra memorial erigida em sua homenagem, Mikao Usui incentivava os seus alunos a sentarem-se na posição de Gasshō, de manhã e à noite, e a recitarem os cinco princípios de Reiki.

Gasshō significa “duas mãos unidas” e é um mudra, ou posição de mãos, usado em várias culturas para expressar gratidão, reverência, orar e estabelecer intenções.

A Gasshō é praticada na posição de sentado, com as duas mãos unidas à altura do peito, as costas direitas, a cabeça alta e os cotovelos afastados do corpo.

A meditação nesta posição é a arte de acalmar a mente através de um único foco da atenção.

Uma vez sentado, coloque as mãos na posição de Gasshō, feche os olhos e coloque suavemente a sua atenção no ponto onde os dois dedos médios se encontram. Quando a mente divagar, observe os pensamentos e deixe-os ir, regressando novamente nesse ponto.

Finalize recitando os cinco princípios que regem a vida dos praticantes de Reiki: só por hoje não me zangue, não me preocupo, expresso a minha gratidão, sou honesto e aplicado no meu trabalho, sou gentil com os outros.

É natural que no início haja algum “ruído”, mas com a prática a mente aprende a estar centrada no aqui e agora, sem se deixar arrastar tanto pelos pensamentos que vão surgindo.

Esta meditação recorda-nos também que a nossa consciência, o nosso verdadeiro eu, e os nossos pensamentos são coisas distintas, revelando a nossa verdadeira essência compassiva.

Através da meditação, o praticante, terapeuta ou Mestre de Reiki comprometido com a sua prática e evolução pessoal potencia a transformação alcançada com o Reiki, disciplina a mente e foca-se na acção da energia terapêutica, tornando-se num canal mais puro, liberto de pensamentos e emoções.

Written by Reiki Studio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.