
Na perspetiva do praticante, o Reiki é um método de desenvolvimento pessoal e de auto cuidado. Despertar em si a energia é o começo de um caminho de autodescoberta e de evolução, que deve ser cultivado a cada dia.
O Reiki permite a qualquer pessoa cuidar de si mesma, através da auto aplicação de energia terapêutica. Esse é um dos aspetos mais apelativos do método de Usui e será a primeira coisa que vai aprender a fazer.
Enquanto praticantes, muitas pessoas descuram o auto cuidado ao fim de algum tempo, reservando o uso da energia apenas para quando sentem que é necessário.
No entanto, não seria muito mais proveitoso praticar diariamente e ir cimentando passo a passo, de forma sustentada, a evolução pessoal, em vez de aguardar pela chegada dos desafios?
Se se cuidar diariamente, estará mais preparado para enfrentar o que vier, independentemente do que seja e de quando ocorra. Fará também um melhor uso da energia, devido à prática constante e ao equilíbrio e bem-estar que dela advêm.
Mas o mais importante é que o compromisso com a prática diária do auto tratamento conduz a uma melhor compreensão da atuação da energia e a um melhor domínio das técnicas do Reiki, representando também a valorização da prática e o respeito por ela.
O compromisso com a evolução pessoal deve ser consciente, fazendo do auto tratamento um momento de prazer, bem-estar e conforto, e não um transtorno adicional.
A importância do auto cuidado e da prática é ainda maior para quem se dedica profissionalmente ao Reiki. Ter um certificado confirma a frequência de uma formação, mas são a prática contínua e a experiência que fazem um terapeuta ou professor.
O auto tratamento diário remete para duas questões:
- Para a consciência de que para cuidar dos outros com Reiki devo cuidar de mim primeiro e testar antes em mim mesmo as técnicas que pretendo aplicar;
- Para a importância da experiência versus o simples acúmulo de conhecimentos teóricos. Só com a prática é possível compreender este método e usufruir em pleno dos seus benefícios e de cada fase de aprendizagem.
Por vezes, pode haver dificuldade em disciplinar-se para os auto tratamentos, por falta de tempo, por exemplo. Nesse caso, pode começar por reservar apenas alguns minutos por dia, durante uma semana, e ver a diferença. Pouco Reiki é sempre melhor do que nenhum Reiki.
Se não é praticante e procura um terapeuta ou professor, siga o conselho da Mestre de Reiki norte-americana Pamela Miles e informe-se se ele ou ela faz o auto tratamento todos os dias. Segundo Pamela Miles, “essa é a informação mais valiosa para mim, e é uma pergunta de sim ou não”.
No Reiki Studio Porto, fazemos o auto tratamento diário e valorizamos a prática constante, no sentido da evolução pessoal e do melhor serviço possível aos outros.
Deixe uma resposta